Passaporte para o Empreendedorismo
No âmbito do Programa Estratégico para o Empreendedorismo e a Inovação (Programa Estratégico +E+I), foi publicada, a 15 de Novembro de 2012, a Portaria n.º 370-A/2012, com o objectivo de promover o empreendedorismo jovem e a internacionalização da economia portuguesa.
Tal legislação é essencial para o surgimento e para a formação de jovens empreendedores e visa, além do mais, estimular a criação de pequenas e médias empresas por jovens qualificados.
Neste contexto, os jovens podem apresentar projectos de empreendedorismo inovador e/ou com potencial de elevado crescimento e beneficiar, através do Passaporte para o Empreendedorismo, de informação relevante sobre mecanismos de apoio (Guia prático do empreendedor), de instrumentos de capacitação e de alargamento de competências, de assistência técnica no desenvolvimento do modelo de negócio e na execução do plano de negócio, na promoção do acesso a mecanismos financeiro s de crédito e capital de risco e acesso a bolsa para o desenvolvimento do projecto empresarial.
Podem candidatar-se a este projecto jovens até aos 30 anos detentores de licenciatura há menos de 3 anos, jovens até aos 30 anos detentores de licenciatura, mestrado ou doutoramento inscritos nos centros de emprego há mais de 4 meses e/ou jovens até aos 34 anos detentores de mestrado ou doutoramento.
As candidaturas estão distribuídas por 12 fases, cada uma delas referente a candidaturas recebidas no IAPMAEI até ao dia 15 de cada mês do ano de 2013. Sendo concedido o Passaporte para o Empreendedorismo, o mesmo pode ter a duração de 4 a 12 meses.
Este projecto é um alternativa aos já habituais estágios profissionais, em que o Estado suporta parte dos custos do mesmo, tendo em vista, essencialmente a dinamização da economia portuguesa, a sua internacionalização e a criação do seu próprio emprego por parte de jovens qualificados.
Restará saber se este projecto colherá os frutos desejados ou se, esses mesmos jovens portugueses qualificados, não optarão, ao invés, por sair em debandada do país, como já tem vindo a acontecer, à procura de mais, muito mais, do que um passaporte de tal curta duração…
Eliana Varalonga